JR/Corinthians realiza ação pela Liga Nacional de Futsal

Atletas da categoria de Síndrome de Down participaram do confronto entre Corinthians/UNIP e Copagril

Compartilhar

Na última segunda-feira (01), os atletas de futsal da categoria de Síndrome de Down alvinegra participaram da partida entre Corinthians/UNIP e Copagril pela terceira rodada da Liga Nacional de Futsal. A equipe de futsal do JR/Corinthians existe desde 2008 e faz parte de um projeto em parceria com a Associação Paradesportiva JR.

Os atletas entraram em quadra junto com a equipe adulta durante a apresentação dos jogadores e realizaram um jogo demonstrativo entre os atletas com Síndrome de Down de seis minutos no intervalo da partida. O camisa 11, Caio, marcou o único gol da partida e comemorou com a torcida.

Com a finalidade de valorizar e desenvolver o esporte para deficientes, a equipe corinthiana é referência na categoria e chegou a conquistar o título de Campeã Mundial na Grécia nos Jogos Olímpicos Special Olympics de 2011, representando o Brasil na competição.  Desde 2008, as equipes do Timão de Síndrome de Down contam com a parceria da Associação Paradesportiva JR.

Roberto, presidente da Assossiação, ressalta a relevância do trabalho que vem sendo feito nos 12 anos de existência da instituição. "Agora conseguimos fazer um treinamento fixo com os garotos, a rotina de dois treinos por semana tem ajudado-os a evoluir bastante", afirmou Roberto. O técnico da equipe, Cleiton, que foi o primeiro técnico da seleção paradesportiva brasileira, está com o JR desde 2005 e deu início à evolução dos times de futsal. "Fizemos o primeiro torneio internacional em 2011. E no mesmo ano, conseguimos ser campeão da Special Olympics na modalidade de campo e futsal representando a seleção brasileira com a nossa equipe."

Pioneira neste tipo de projeto social, a instituição trabalha para desenvolver exclusivamente o esporte para o deficiente intelectual no Brasil. Das cinco edições da Copa Down a equipe venceu as quatro últimas edições, venceu também a primeira Liga de Futsal em 2015, além de diversas conquistas em torneios e festivais. Hoje, a equipe é base da Seleção Brasileira de Futsal para Síndrome de Down.

Atualmente, o goleiro Rafael é considerado um modelo de atleta na categoria Down. Com treinamentos específicos de goleiro, vem se destacando tanto no gol quanto na linha. O atleta Caio Tadeu Batista, responsável pelo gol da partida, também é destaque na equipe, sendo o principal artilheiro do time. A equipe vem se destacando cada vez mais e hoje o trabalho da Associação juntamente com parceria com o Corinthians é referência no país.