Futsal Down

O Futsal Down existe há 15 anos no Brasil, mas a seleção foi formada apenas em 2011. Antes, era uma categoria geral para pessoas com Deficiência Intelectual. Por conta dos atletas com Síndrome de Down terem mais dificuldades na coordenação motora, foi criada uma modalidade específica para eles.


Em 2017 foi realizado o primeiro mundial de Futsal Down, mas sem a participação brasileira. Já em 2019, o país foi sede da segunda edição do torneio. A cidade de Ribeirão Preto/SP recebeu o II Mundial de Futsal Down. A competição reuniu 7 seleções: Itália, Portugal, Chile, Argentina, México, Peru e Brasil. O Brasil venceu a Argentina na final por 7 a 5 e ficou com título.


Em nível nacional, no ano de 2018, a cidade de Cravinhos/SP foi sede do primeiro campeonato brasileiro da modalidade organizado pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficiência Intelectual (CBDI),entidade máxima da modalidade. Oito equipes estiveram na disputa e o título fico com o Ituano. A segunda edição do Campeonato Brasileiro, em 2019, foi realizada na cidade de Luiz Antônio/SP, com a equipe do Ituano se consagrando bicampeã.


Hoje a Magnus é uma importante apoiadora do Futsal Down no país. Seis equipes recebem o apoio da Magnus. São elas: JR/Corinthians, Ituano, Juventus, Comercial de Ribeirão Preto, Aril (Limeira) e Santos.

Destaques